sábado, 11 de fevereiro de 2017

Receita de touca menino Rib-A-Roni


Eu queria uma touca simples pra usar sem dobrar a barra. Como é para meu sobrinho Bernardo, não queria muito infantil e optei por esta receita que achei bem legal e visualmente fácil de fazer o único problema é que estava em inglês.

Achei no Ravelry bem aqui, pode ser feito o download gratuito da receita. 

Esse da foto é meu filho e tem 7 anos

Segui pelo tamanho maior pois estava usando um fio mais fino o Premium da Círculo e agulhas circulares tamanho 4. Meu ponto é muito apertadinho então pela amostra teria que seguir com o tamanho grande. Segui o esquema de montagem e continuei até as diminuições, então tive problemas.

Não sei se foi erro de interpretação meu (o que é muito mais provável), mas as diminuições estavam fora do lugar, desmanchei até a base e fiz o esquema de divisão de uma forma diferente que a mim pareceu mais certo.

Consegui o desenho correto e é bem simples mesmo de ser feito, minha dificuldade foi na hora de fazer as diminuições finais para ter a junção certinha do "X" no topo, fui mais ou menos de olho e ficou quase bom.

Vou passar meu esquema de montagem e execução, mas recomendo que sigam o do site rsrsr.

Material

Agulhas circulares
marcados de pontos (indispensáveis)

Montagem

96 pontos

Execução

Seguir o padrão barra por 5 centímetros:
*4 meias, 1 trico, 2 meias, 2 tricos, 2 meias, 1 trico* por 7 vezes
(Eu acabei não fazendo, mas seria bom fazer com agulhas mais finas pra ficar mais juntinha a barra)

Seguir o padrão que será usado por uns 15 centímetros:
* 4 meias, 1 trico, 6 meias, 1 trico, por 7 vezes

Para a marcação:
* 4 meias, 1 trico, 6 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico, 6 meias, 1 trico. Serão 4 marcações ao longo da carreira. Total de pontos de uma marcação a outra de 24 pontos.
OBS: estes pontos em meias com o marcador são as 'faixas' que irão até o final, não tendo diminuições quase até o fim.

Para as diminuições:
1ª *4 meias, 1 trico, 5 meias, 2 pontos juntos em trico (2TJ), 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ, 5 meias, 1 trico
2ª *4 meias, 1 trico, 5 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico, 5 meias, 1 trico
3ª *4 meias, 1 trico, 4 meias, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ, 4 meias, 1 trico
4ª *4 meias, 1 trico, 4 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico, 4 meias, 1 trico
5ª *4 meias, 1 trico, 3 meias, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ, 3 meias, 1 trico
6ª *4 meias, 1 trico, 3 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico, 3 meias, 1 trico
7ª *4 meias, 1 trico, 2 meias, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ, 2 meias, 1 trico
8ª *4 meias, 1 trico, 2 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico, 2 meias, 1 trico
9ª *4 meias, 1 trico, 1 meia, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ, 1 meia, 1 trico
10ª *4 meias, 1 trico, 1 meia, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 2 tricos
11ª *4 meias, 1 trico, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ
12ª *4 meias, 2 tricos, 2 meias, marcador, 2 meias, 2 tricos
13ª *4 meias, 2TJ, 2 meias, marcador, 2 meias, 2TJ
14ª *4 meias, 1 trico, 2 meias, marcador, 2 meias, 1 trico
15ª *3 meias, 2TJ, 2 meias, marcador, 1 meia, 2TJ
16ª *2 meias, 2 TJ, 1 meia, marcador, 1 meia, 2TJ
17ª *1 meias, 2TJ, 1 meia, marcador, 2TJ
18ª *2TJ, 1 meia, 1 trico
 Costure todos os pontos e arremate.

Para quem não está acostumada a trabalhar com as agulhas circulares pode achar complicado pois o trabalho fica "esticado". Eu costumo dividir desta forma:
identificar mais ou menos a metade do trabalho


separar os pontos e puxar o fio de nylon
Deixar os pontos que vou trabalhar na agulha e o restante na espera no fio, com isso a agulha da direita fica livre e não puxa o trabalho


detalhe dos meus marcadores, que não passam de brincos que não uso


Detalhe do final que não gostei muito
Bom, agora que sei onde errei e achei super fácil de fazer, este será apenas a primeira de muitas.
Espero que gostem e tenha ajudado.

2 comentários:

  1. Menina, ficou showwwww!!!!
    Muito linda mesmo, vou tentar fazer seguindo pelo seu esquema Camila. Qq dúvida, posso te perguntar? Obrigada por partilhar conosco. Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, obrigada pelo elogio :)
      Se precisar, estou à disposição.

      Excluir

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!