domingo, 29 de maio de 2011

Receita de Boina Fácil

Olá menina!!
Frio aumentando, vontade de tricotar aumentando, vontade de comer doce aumentando.
 Mas tudo bem, tem coisa que a gente controla, né? É só não comprar doce(rsrs).

Falando de tricô eu estou quase acabando com as sobrinhas (não com as filhas da minha irmã e sim com os restos de fios).
 O que eu adorei fazer foi uma "boina fácil", não tem nome a receita e eu peguei com as meninas do grupo crazyladies.
 Muito fácil mesmo, e ficou bem bonita


 Nas agulhas retas, monte 10 pontos.


 O primeiro e o último são pontos de ourela, que ficarão para dentro quando vc costurar a boina. 


Vc pode trabalhar o ponto de ourela em cordões de tricô, ou passá-lo sem fazer no início de todas as carreiras. Ter pontos de ourela  permite uma costura mais limpa.

 Faça:

 1ª carr: ourela, *1 m, 1 aum*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 2ª carr e todas as carr pares: em tricô.

 3ª carr: ourela, *2 m, 1 aum*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 5ª carr: ourela, *3 m, 1 aum*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 7ª carr: ourela, *4 m, 1 aum*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 9ª carr: ourela, *5 m, 1 aum*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

Vá trabalhando com aumentos, seguindo o padrão, até o raio do círculo ficar do tamanho que vc quiser. Eu gosto de boinas grandes, com 11 ou11,5 cm de raio, mas há quem as prefira menores, com 9 ou 10 cm de raio. Obs.: no caso, o raio = altura do tricô desde a montagem.


Quando o raio da boina ficar do tamanho que vc quiser, anote quantos pontos vc fez entre os aumentos (digamos que tenha sido X) e então continue tricotando sem aumentos por uns dois dedos.
Em seguida, comece as diminuições:

 1ª carr: ourela, *(X - 1), 2 m jt*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 2ª carr e todas as pares: em tricô.

 3ª carr: ourela, *(X - 2), 2 m jt*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 5ª carr: ourela, *(X - 3), 2 m jt*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.

 7ª carr: ourela, *(X - 4), 2 m jt*, repita de * a * até sobrar 1 pt, ourela.


Aí vc faz uns dois dedos de sanfona, de preferência com uma agulha mais fina, arremata, costura e pronto.


Se quiser fazer a minha boina simplíssima  com circular (usando laço mágico) ou jogo de agulhas, em carreiras circulares sem costura, comece montando 8 pt, esqueça as ourelas e trabalhe as carreiras pares sempre em meia.

Toda essa receita foi retirada de uma "conversa"do grupo crazyladies. Que deu a receita e explicou tão bem foi a Beatriz Medina.

Eu fiz com agulhas circulares, e os aumentos com laçadas. Depois nas diminuições continuei com as laçadas e em seguida pegava dois juntos e no fim do 'gomo' eu pegava dois juntos outra vez.
 Em geral não gosto de postar as peças que eu faço, pois nunca ficam dignas de serem publicadas, mas como essa receita eu precisava passar eu coloquei uma foto da minha filha com ela.

Espero que gostem da receita.
 Boa semana à todas.

 Camila Medeji.


9 comentários:

  1. Ficou muito legal a sua boina! Valeu pelas explicacoes ... Tentarei fazer uma tambem!

    ResponderExcluir
  2. Camila

    que linda.
    Vou salvar as explicações, pra quem sabe fazer um dia.

    obrigada pelos elogios sobre o vestido.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Camila, mostre os seus trabalhos sim, todo tricô feito com carinho é bonito.
    Obrigada pela receita.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila:
    Ficou uma graça!
    E é muito bom ver seus trabalhos, o importante é nosso empenho e esforço.
    Fiquei feliz com seu comentário!
    Beijo grande e vamos por as agulhas para funcionar para queimar as calorias do bolo de fubá!

    ResponderExcluir
  5. Camila,
    Ficou linda. Super obrigada por compartilhar a receita.
    Quando der vontade de comer doce, pega o trico. rs
    bjnhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila.
    Gostei da boina.
    Obrigado pela receita.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  7. Camila,
    Obrigada por compartilhar, este modelo eu nçao conhecia amei.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!