segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Fios para bebê - Me ajudem, natural ou de acrílico?

Como estou grávida quero começar a tricotar alguma peças, ainda não sei se será menino ou menina, mas já tenho um projeto que quero começar imediatamente porque sei que vou demorar muiiito. É essa manta aqui.


Quero fazer ela em cinza chumbo e quando souber o sexo do bebê faço o forro com estampa azul ou rosa.

O problema é escolher o fio, dei uma pesquisada nos fios mais tradicionais para bebê comercializados no Brasil e grande maioria são de acrílico, veja:

Fio Baby 40g
Voltado para o público infantil, tem um toque extremamente macio e por ter viscose em sua composição, possui um leve brilho.
Composição: 64% Acrílico, 25% Viscose, 11% Poliamida TEX: 308


Fio Amore Baby 
Composição: 100% Acrílico TEX: 200


Fio Bambino 
Apesar do nome pode ser usado para toda a família. Uma textura ideal para peças mais finas e delicadas.
Composição: 100% Acrílico TEX: 250


Fio Print Baby 100g
Fio desenvolvido para o público infantil e adulto com efeito mescla e tonalidades contrastantes estampadas ao longo do comprimento do fio transformam a peça tecida em um painel que enche os olhos.
Composição: 100% Acrílico 


Fio Cisne Bebê Todo Dia 
Bolinhas nunca mais! Vantagens do Fio Anti-Pilling. O Cisne Bebê TodoDia possui o tratamento especial anti-pilling, que reduz o acúmulo de ""bolinhas"" (pillings), tornando as peças mais duráveis, macias e muito mais confortáveis para você e seu bebê. Com Cisne Bebê TodoDia, seus trabalhos só terão as bolinhas que você quiser.
Composição: 100% acrílico anti-pilling TEX: 300
Contém: 330m
Fabricante: Corrente


Fio Cisne Super Bebê
Com um toque extremamente macio, o Fio Super Bebê Cisne é perfeito para a confecção de peças como mantas, casaquinhos, sapatinhos, toucas e outros. Suave e agradável para a pele do bebê. Adequado também para a confecção de delicadas malhas para adultos.
Composição: 100% Acrílico TEX: 214
Contém: 467m 
Fabricante: Corrente


Fio Mais Bebê 100g
Composição: 100% Acrílico TEX: 200
Contém: 500m
Fabricante: Círculo


Fio Meu Bebê 100g
O Fio meu Bebê foi desenvolvido pensando no conforto que este fio pode trazer a peça. Composto por 100% microfibras, ele dá um toque macio e acabamento impecável a sua confecção.
Composição: 100% Acrílico
Contém: 375m
TEX: 266
Fabricante: Círculo


Fio Mais Bebê Soft 100g 
Um fio com toda a maciez e beleza da pele do bebê. A pele do bebê é macia e suave, mas precisa de cuidados especiais. Por isso desenvolvemos o fio Mais Bebê Soft que é diferenciado, macio e com toque requintado. Esse fio leve e com brilho pode ser utilizado para confecção de peças de vestuário e acessórios que vão deixar o bebê confortável e cheio de estilo.
Composição: 74% Acrílico, 26% Viscose TEX: 311
Contém: 321m
Fabricante: Círculo


Fio Cisne Super Bebê com Acetato 100g
Possui um fio de acetato dando um brilho especial para a confecção de peças para bebê como mantas, casaquinhos, sapatinhos, toucas e outros. Também pode ser usado para fazer delicadas malhas para adultos.
Composição: 72% Acrílico, 28% Acetato TEX: 300
Contém: 313 m 
Fabricante: Corrente


Fio Cisne Bebê Comfort 
Composição: 90% Acrílico, 10% Poliamida TEX: 290
Contém: 330m
Fabricante: Corrente


Fio Mais Bebê Cores 100g
Composição: 100% Acrílico TEX: 200
Contém: 500m
Fabricante: Círculo


Fio Cisne Bebê Fashion 
Em lindas cores matizadas esse fio é perfeito para confecção de roupinhas coloridas e modernas. Seu bebê vai ficar na moda com esse fio.
Composição: 100% Acrílico TEX: 214
Contém: 465m
Fabricante:Corrente
**fonte da pesquisa: Bazar Horizonte



Os fios importados que são direcionados para bebes geralmente são de algodão, lã marino e até cashmere, com porcentagens menores de produtos não naturais o que me faz perguntar, se eu comprar qualquer fio que seja de algodão por exemplo, posso tricotar para bebes? Ou para ser direcionado à bebes tem algum tratamento especial os fios?

Como quero comprar fios de produtores nacionais e de produção reduzida que muitas vezes não fazem distinção de fios para bebes gostaria de uma ajuda. Já vasculhei a internet toda em busca de uma resposta que fosse satisfatória, mas não obtive resultados.

Li que apesar de fios de acrílicos serem anti-alérgicos esquentam muito pois são como "plásticos", outros dizem que se escolhe pela maciez do fio, ou ainda que a lã merino não seria indicada pois é pelo de animal... enfim, realmente estou querendo saber mais e poder ajudar outras que estão tão perdidas quanto eu.


6 comentários:

  1. Tenho a mesma dúvida sua. Você chegou a alguma conclusão?

    ResponderExcluir
  2. Vc tem a receita desta manta, achei linda e quero fazer para uma amiga. Quanto ao tipo de fio eu não sei...

    ResponderExcluir
  3. Bom, pelo que pesquisei os fio acrílicos são totalmente antialérgicos porém o que notei é que os fios para bebê são mais macios.
    Os naturais só se for 100% algodão, os de origem animal estão descartados para bebês.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!