terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco da historia das " lãs"

Hoje quando ouço alguém dizer que vai fazer uma "blusa de lã", sinto uma pulguinha me comendo as idéias. Antes blusa de lã era aquela simples , que podia ser comprada em qualquer lojinha ou tricotada por alguém um pouco "prendada".
Mas agora que estou por dentro de um mundo totalmente novo,vejo uma enorme diferença entre qualquer tipo de "lã",que diga-se de passagem não se chama lã, se chama fio.
Pois bem, começando pelo básico, são  três as fontes que se pode obter um fio.
De origens:

                           animal       vegetal        sintéticos

Pode parecer meio óbvio, mas vocês não fazem idéia da quantidade de variações em que cada uma dessas origens pode ter.
 Na origem animal, temos:

alpaca seu pelo é semelhante ao do camelo, mas mais áspero. Suas fibras são melhores do que as da lhama. O comprimento do seu pelo varia de 8 a 20 cm, mas o pelo fundamental tem 8 a 12 cm de comprimento, é fino, macio, com pouca ondulação e brilho sedoso. O crescimento da fibra anual varia de 9 a 12 cm.

bisão  A fibra crua é ampla  e só usamos a mais longa até segurar um fio macio e forte.Tons naturais de luz ao marrom escuro , é adequado para qualquer projeto. 
Incrivelmente confortável e acolhedor .

Camelo Este fio gloriosamente natural é diferente de qualquer outro. Fiado à mão o pêlo de camelo é excelente para malhas grossas de inverno , como meias, luvas , cachecóis e blusas , cobertores maravilhoso, e muito mais.   aprecia o calor e durabilidade.

 
musk-ox (qiviut) boi-almiscarado (Ovibos moschatus) é um bovídeo caprino que pode alcançar até 2,3 metros de comprimento e 1,5 de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg. Do norte do Canadá e região do alaska.
O seu nome provém do cheiro característico dos machos a almíscar. 

 lhama   É um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Llama. Este animal tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de lã, carne e couro.


Iaque este fio de luxo é macio . Mais quente que a lã e macio como cashmere , este  fios castanho escuro natural irá mantê-lo quente e ainda é tão leve que se sente como se estivesse vestindo nada.


 Coelho Angorá ou fibra Angora refere-se ao casaco felpudo produzido pela coelho angorá. Embora os nomes sejam semelhantes, de fibras Angora é distinta da mohair, que vem do cabra angorá. Angora é conhecida por sua maciez, fibras finas. Ela também é conhecida por sua textura sedosa.



 Cabra São duas:
 Mohair é um tecido de seda produzidos a partir do cabelo da cabra angorá .É na maioria das vezes fiado em um segmento que pode ser tecido, malha, malha, dependendo da aplicação.Mohair é durável, morno, isolante, e da luz.   O cabelo da cabra angorá tem sido utilizada para a produção de têxteis ao longo dos séculos, eo mohair termo entrou uso do Inglês Árabe mukhayyar, referindo-se a um tipo de pano de tecido de cabeça



 Casimira Apesar do glamour associado casimira, Ela vem de origens humildes. Casimira é a lã ou de pêlos da cabra de Caxemira, que são criados principalmente na Mongólia , mas muitos são criados no Irã, Tibete , Índia e China. pastores americanos também se juntou ao internacional casimira mercado de produção nos últimos anos
Casimira é colhida a partir das cabras durante a sua temporada anual de mudas através da queda ou de tosquia. 
 
 
OvelhasMerino lã muito fina do pelo da ovelha merino, originalmente criada em Espanha e mais tarde em França e outros países Europeus. Hoje em dia é criada sobretudo na Austrália. A lã merino é utilizada no fabricação de tecidos e malhas de lã de alta qualidade.



Bombyx mori ou bicho da seda  é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo do Norte da China mas encontra-se actualmente distribuído por todo o mundo em  produção de seda, denominada sericicultura.
bicho-da-seda alimenta-se de folhas, preferencialmente de Amoreira mas tambem de folhas de alfaçe ou ainda ração, ao longo de toda a sua fase de vida larvar. Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta torna-se amarelada e começa a segregar um casulo onde se dará a metamorfose para o estado adulto. É esse casulo que serve de fonte para a seda.

 Existem outros, mas os principais são esse.


 Agora de origem"vegetal"

bambu Nos últimos anos uma gama de tecnologias foram desenvolvidas permitindo que a fibra de bambu para ser usado em uma ampla gama de aplicações têxteis e de moda.O bambu é um fio de tricô que a entrada relativamente nova no mundo tricô, mas se tornou bastante popular muito rapidamente, e com razão. O bambu é uma fibra natural bonita que veste bem e é um bactericida natural


 Algodão As sementes do algodoeiro são envolvidas por pêlos, que retirados do caroço, são limpos, lavados, secados à sombra, cardados e finalmente fiados. Esse fio tem boa elasticidade, resistência e é fácil de tingir.Ele pode conter impurezas. O fio sem impurezas é mais caro, mas não deve ser desprezado. As irregularidades dão originalidade às peças produzidas.


 linho O linho é uma fibra bastante forte. Os tecidos de linho são duráveis e fáceis de serem submetidos a certos trabalhos de manutenção, tais como a lavagem. Quando molhados, a resistência dos mesmos pode ser 20% superior ao mesmo tecido em estado normal.A qualidade do linho depende do seu desenvolvimento, quanto mais ele for regado mais ele se desenvolve aumentando assim a sua qualidade.
As fibras de linho não "encolhem" nem "alongam’. Os tecidos, assim como os dele feitos,também estão sujeitos a estas situações.


Cânhamo: fibra, fio ou tecido de cânhamo, que é uma planta herbácea da família das canabidáceas, amplamente cultivada em muitas partes do mundo. Tem uma fibra mais lenhosa do que o linho e, conseqüentemente, é mais rígida. O cânhamo tem sido usado em quase todas as formas de aplicação têxteis: tecidos finos, cortinas, cordas, redes de pesca, lonas, etc., além de misturado a outras fibras, naturais e/ou artificiais.


 Os Sintéticos
Poliéster: fibra sintética, também conhecida como "tergal". O poliéster é a fibra química que tende a apresentar maior crescimento e poder de competição, em decorrência de seu baixo custo, sendo a mais barata das fibras, sejam elas químicas ou naturais e dos melhoramentos tecnológicos que possibilitam que esta fibra se torne cada vez mais semelhante ao algodão
 
Tencel® (Liocel ou Lyocell): é uma fibra artificial através da celulose da polpa da madeira de árvores, que são constantemente replantadas.  
É considerada, por alguns, uma fibra natural, pois não sofre a agressão de ingredientes químicos nocivos à natureza, e o processo químico utiliza um solvente totalmente reciclável, por isso chama-se de uma fibra "Ecologicamente Correta


Raiom: fio ou tecido artificial composto a partir da celulose. No princípio foi chamado seda artificial, por ter uma consistência semelhante, basicamente temos dois tipos de raiom o raiom acetato e o raiom viscose. A fabricação de fios de raiom e de todas as fibras manufaturadas é feita mediante extrusão. 



Acrílico ou Poliacrílico: fibra sintética que embora sendo a menos consumida dentre as fibras químicas têxteis, o acrílico, por suas características, ocupa espaço próprio no setor de confeccionados têxteis como o melhor substituto da lã.



Isso é o que eu andei pesquisando um pouco pela net.
Pode e provavelmente tem outras fontes de se obter fibras para fabricação de fios, mas talvez não comercialmente.

As fotes de informação desta pesquisa são de outros sites, blogs, etc.
 Mas tem um que é bem interessante para quem gosta da área textil http://www.casapinto.com.br/glossario.asp , lá tem todos os tipos de tecido e a origem deles.

Espero que gostem
Beijos
 

8 comentários:

  1. Camila
    Ufffa
    Nunca pensei que existissem tantos tipos de fios.
    Realmente eles variam muito. Pena que por aqui, no Brasil, temos acesso, contato, à muito pouca coisa. Eu não consigo comprar, sem tocar, sentir o fio.
    Acabo escolhendo os daqui mesmo.
    Gpstei muito do fio Merino da Cisne. Mas ouvi falar que eles vão tirarde linha. Pode uma coisa destas??? Coisas de brasileiro.
    Obrigada por todas estas dicas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa sua pesquisa! esclarece muitas dúvidas! Obrigada:))

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da aula, conhecimento nunca é demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Gostei do post sobre os fios.
    Obrigada pela visitinha. Volte sempre, viu?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida! Um ótimo feriadão pra você também!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oie Camila
    muito interessante esta postagem...
    passei para te desejar um otimo fim de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, como vai???obrigada por participar da minha promoção de aniversário do blog. e em agradecimento tem um mimo especial pra te no meu blog, venha buscá-lo, bjss e uma bos semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas informações ! Não sabia q existiam tantoVivendo e aprendendo ! Abradecida . Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!