quarta-feira, 30 de março de 2011

Curiosidades sobre o tricô.

Alguém sabe onde surgiu o tricô???

Eu pesquisei muito em vários sites, português, inglês e todas as línguas que o google podia traduzir, mas não achei uma fonte que me convencesse.

Uma das teorias que me pareceu mais plausível é a que o tricô começou no Oriente Médio (podem reparar que tricotamos da esquerda para a direita certo? Assim também eles escrevem), e foi levada pelos cruzados para a Europa.
O pedaço de malha tricotada mais antiga foi encontrado no Egito, acredita-se ser de 1000 DC..
Esses fragmentos são(aparentemente de meias) bem elaborados, com desenhos complexos e a muitos deles têm Khufic (a escrita árabe decorativas) que são bênçãos tricotadas nelas, ou símbolos para afastar o mal, ou ambos.

Estas meias me levam a uma conclusão; tricô é provavelmente um pouco mais velhos do que pensamos, porque se os primeiros fragmentos que temos notícias são bonitos, bem-feitos,  é impossível pensar que já não era feito há muito tempo antes . Porque pra chegar à estes padrões tão complexos não foi uma só pessoa que desenvolveu ao longo de sua vida, deve ter precisado de muitas gerações para isso.
Essa é apenas uma das linhas de pequisadores, mais há muitas.Eu gostei dessa porque tenta esplicar o porque vamos da direita para a esquerda.
Hoje temos tanta tecnologia e facilidades que quase esquecemos de como devia ser tricotar com dois pauzinhos afiados e uma lã recem fiada.
Adoro fazer pesquisas e saber mais sobre as coisas, gosto de dados, datas, números, tudo que um bom nerd gosta. Se alguém tiver mais informações ou sites sobre o começo do tricô, podem me mandar o link ou email, vou tentar fazer uma pesquisa mais aprofundada desta história.
Espero que gostem.
Camila Medeji.

5 comentários:

  1. Que interessante Camila!! Eu já tinha ouvido algumas coisas sobre o início do trico mas nunca fui atrás para saber mais...
    Quanto ao ganhar dinheiro com o que gostamos... é o meu sonho!!! kkkkkkk
    Me passa teu e-mail, assim fica mais fácil pra responter os comentário!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou a Nina, de Portugal.
    Gostei muito do seu blog e vou ser sua seguidor.
    Adorava que me visitasse e, se gostasse, me acompanhasse também nesta aventura virtual.
    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua pesquisa, valeu!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Legal demais a pesquisa.
    Vim agradecer o carinho querida.
    Vc não imagina bem que isso me faz nesses momentos mais difíceis.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esta parte histórica e ver trabalhos antigos de tricô.
    Adorei seu post.

    Bjs,
    Marcia Quadrado

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!