quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A escolha da lã para tricotar

Se vamos falar de lãs, vamos pelo começo...

Lã é o pelo do animal que geralmente é o Carneiro ou a Ovelha, mas também pode ser Alpaca, Bisão, Camelo, Iaque, Coelho, mas isso pode ser visto nesto post aqui mas aí já é uma outra história. rsrsr


A questão que estou levantando é da qualidade dos fios encontrados hoje em lojas próximas a nossa casa ou em um armarinho on line versus o valor real de cada novelo. Muitas mulheres que irão começar a tricotar esse ano aquele cachecol todo em ponto tricô irão comprar a lã mais barata que tiver na loja, não estou certa? No máximo pode ser que comprem aqueles fios fantasia com bolinha ou textura um pouco mais incrementada. Dois novelos de 40 gramas de Fio Mollet dá pra começar a brincadeira.



E se pegarem gosto vão querer fazer uma peça maior ou mais elaborada, verão que esse tipo de fio é duro e procurarão um melhor e assim por diante. Quando verem as peças linda dos blogs, sites e grupos do Face que podem ser feitos com as próprias mãos, já estarão sido apanhadas por esta nova paixão.

O problemas é quando forem tricotar aquele xale incrível e perceberem que com estes fios mais baratos o resultado fica completamente diferente e perguntar à dona do armarinho se ela tem Lã Merino e a coitada te olhar com cara de ué, será uma decepção só.

Se pensarmos que uma fiada com 100 gramas da lã Merino custa em média R$ 50,00 e não dá pra fazer uma blusa de adulto com isso, ir até uma loja de departamento e encontrar uma peça pronta que custa R$39,90 será um pouco frustante.


Tricotar não é pra economizar
Tricotar não é pra ganhar dinheiro

Tricotar é por amor
Tricotar é hobby

Não quero que desistam de tricotar, pelo contrario, é justamente para não desanimarem ao ver sua peça tão diferente da que serviu de inspiração. Quando acharem a peça e a receita que pretendem fazer prestem atenção no fio que foi usado e na agulha usada, isso faz toda diferença entre uma peça que será escondida no armário ou que terão muito orgulho em usar.



2 comentários:

Obrigada por sua visita!
Fico muito feliz quando passam e me deixam um recadinho!